Em qualquer mesa de refeição há sempre lugar para mais um. Numa cozinha que presta apoio comunitário, mais ainda. Se já era essencial ajudar tantas famílias no direito mais básico que é a alimentação, o que dizer do momento atual?
Um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Solidário nasce em Marvila, Lisboa, no Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe:
Alimentar- Direito do Ser Humano!
A urgência na renovação da cozinha do Centro Kolbe ficou mais evidente ainda com o aparecimento da pandemia.
A instituição já servia quatrocentas refeições diárias: almoços, lanches e alguns pequenos almoços num universo que engloba crianças, jovens e idosos que integram os serviços de creche, pré-escolar, ATL e seniores existentes no Centro.
Com a Covid 19 e as situações de emergência financeira em muitas famílias portuguesas, o Centro precisa de aumentar a ajuda alimentar a mais agregados familiares. Esta necessidade resulta de um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Marvila.
Manter e melhorar a cozinha é garantir o direito básico de alimentação a muitas pessoas na freguesia.
Com a requalificação do equipamento de cozinha, o Centro Kolbe pode ainda retomar um outro serviço: a distribuição de uma refeição da noite e um pouco de mimo aos idosos da freguesia que estão isolados, muitas vezes sem garantia de refeição e sem companhia.