Com artes e ofícios em madeira nascem produtos e serviços para os mais desfavorecidos da comunidade e uma profissão para pessoas a recuperar de dependências.
Meio Caminho- Oficina Social, assim se chama um dos projetos distinguidos pelo Prémio BPI “la Caixa” Solidário.
A Casa do Meio Caminho, da Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe, em Santo Tirso (https://dependencias.pt/), é uma residência de recuperação e reinserção social para pessoas com comportamentos aditivos e dependências.
Com o projeto de oficina social, a associação transforma a oficina de ocupação de tempos livres em escola de formação profissional para os utentes e “empresa” de artes, produtos e serviços em madeira.
Os utentes vão aprender a arte da carpintaria para produzirem e venderem peças originais para uso doméstico e fazerem reparações e restauros em equipamento urbano, construção e peças domésticas.
Os produtos e serviços, com preços competitivos, vão ser postos à disposição de instituições sociais da zona, autarquias, empresas e a particulares com rendimentos baixos. A Meio Caminho- Oficina Social tem, assim, uma vertente de serviço à comunidade mantendo, no entanto, a sustentabilidade do negócio.
Com este projeto, a associação de Ringe quer conseguir mais eficácia na reinserção dos utentes em recuperação de dependências e reduzir o estigma social associado, atingindo também melhores resultados de abstinência, maior responsabilização e autonomia.
Ao mesmo tempo, pretende melhorar as condições de vida da população mais vulnerável na comunidade, com serviços dirigidos e criação de mais opções de lazer, socialização e aprendizagem para pessoas em risco de exclusão social.
A Oficina Social vem também contribuir para a sustentabilidade da Casa do Meio Caminho.