Os tempos de pandemia vieram sublinhar a urgência de abordar o apoio aos seniores de uma forma integral. Todas as dimensões da sua vida precisam de ser incluídas, para que se possa cuidar do que precisa de cuidado e estimular as capacidades que se podem manter e desenvolver.
O Projeto de Apoio Domiciliário a Pessoas com Demências nasce desta abordagem e é um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Seniores.
Em Braga, a Casa de Saúde Bom Jesus- Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus cuida há mais de cem anos de pessoas com quadros de demência.
Com este novo projeto, a instituição (http://csbj.irmashospitaleiras.pt/index.php) quer pôr em prática o apoio domiciliário especializado em seniores com doença psiquiátrica e em situação de fragilidade social, porque até aqui não existia qualquer tipo de resposta nessa área. Para além disso, a COVID-19 veio dificultar ainda mais a assistência a estes seniores, impossibilitando a deslocação a hospitais quando necessário.
O Projeto de Apoio Domiciliário a Pessoas com Demências intervém nas necessidades de saúde e de reabilitação, com terapia de estimulação cognitiva, exercícios físicos, atividades terapêuticas que retardam o declínio das capacidades físicas e da funcionalidade, adaptação da casa às dificuldades de cada pessoa, seleção de ajudas técnicas, gestão de medicamentos e apoio e psicoeducação dos
Cuidadores. Todo o acompanhamento é feito por uma equipa de especialistas em geriatria depois de traçado um Plano Individual de Intervenção que identifica as necessidades e as potencialidades de cada situação.
E se a intervenção técnica é essencial, o apoio nas tarefas do dia a dia não o é menos. São asseguradas as necessidades da higiene pessoal e alimentação e higiene e manutenção da casa, incluindo tratamento de roupa e confeção de refeições.
O apoio e formação aos cuidadores é prestado em sessões individuais e em grupo.
E para dar uma resposta ainda mais abrangente, o projeto vai também beneficiar de um centro de estimulação e de uma unidade de internamento especializada na Casa de Saúde Bom Jesus, que complementam a resposta a estes seniores com demências quando necessário.