A casa onde vivemos guarda a nossa história, as nossas memórias, os lugares que atribuímos aos objetos e os planos de vida que fizemos. Não é uma caixa de quatro paredes, mas sim o nosso pequeno mundo.
Envelhecer no pequeno mundo de cada um, com os cuidados necessários, significa envelhecer com dignidade, preservar a identidade e a autonomia. Esse é o objetivo essencial do projeto Cuidar no Lugar, promovido pelo Centro Social Nossa Senhora do Carmo, em Guimarães, e distinguido pelo Prémio BPI “la Caixa” Seniores.
Os mais velhos necessitam de uma intervenção integrada em casa que vá ao encontro da realidade de cada um e que os proteja da exposição ao vírus.
O projeto do Centro Social Nossa Senhora do Carmo trabalha com horários flexíveis e, com uma equipa multidisciplinar que inclui voluntários especializados em geriatria, presta serviços complementares ao suporte social existente.
A equipa do Cuidar no Lugar começa por fazer um diagnóstico das áreas que carecem de intervenção, para poder elaborar um Plano Individual do sénior. Nesta fase identificam a situação familiar, social e clínica de cada caso.
As intervenções incluem cuidados médicos e de enfermagem, reabilitação física e psicossocial, apoio na utilização de ajudas técnicas, serviço de teleassistência, apoio nas atividades da vida diária e alimentação, mas sem esquecer outras que podem parecer de menor importância mas que também são essenciais. Cuidar de um sénior é também conversar e fazer companhia, acompanhar nas saídas de casa para convívios, passeios e visitas guiadas; tratar da aquisição de bens, zelar pelo pagamento de serviços; criar atividades de ocupação e animação; assegurar transporte nas deslocações; estimular a atividade cognitiva e a motricidade; enfim, manter todas as atividades necessárias a qualquer pessoa, adaptadas à idade.
Cuidar no Lugar procura assegurar aos seniores qualidade de vida, conforto, autonomia e a satisfação com a vida no lugar a que pertencem.