Novas ideias e novas estratégias vão surgindo um pouco por todo o lado para enfrentar os desafios colocados pela COVID 19. Na área de apoio aos seniores, os serviços de apoio domiciliário tiveram que reagir muito rapidamente.
O alargamento do horário e dos serviços prestados e o crescimento da equipa que se desloca a casa dos seniores tornaram-se imperativos para a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. Com o projeto Cuidar-te@sad, que mereceu o Prémio BPI “la Caixa” Seniores, a instituição vai investir no reforço dos cuidados prestados ao domicílio. O objetivo principal é garantir que os seniores, em isolamento social, se sintam felizes, ativos e saudáveis em casa.
O projeto cria um serviço permanente e uma nova equipa de trabalho, de modo a garantir a capacidade de resposta.
Novos apoios são acrescentados ao serviço domiciliário, como cuidados médicos em SOS, cuidados de enfermagem, apoio psicológico e atividades de animação social.
Em simultâneo, o serviço passa incluir também o acompanhamento dos seniores aos serviços de saúde, nas compras e noutras atividades essenciais do dia a dia.
E se a casa é o lugar onde os seniores têm que estar e devem estar, é preciso também olhar para os espaços da habitação e adaptá-los às suas limitações. Com essas adaptações, o Cuida-te@sad melhora a mobilidade e a autonomia do sénior dentro da residência e previne acidentes e infeções.
As tecnologias de informação passam a ser, por estes dias, uma presença diária em casa dos seniores. Manter e facilitar a comunicação com familiares e com outras pessoas da comunidade é essencial para o bem-estar destas pessoas que foram obrigadas a fechar-se em casa. Por outro lado, as TIC permitem também a aplicação de exercícios de estimulação cognitiva que são fundamentais para manter as capacidades mentais dos seniores.
Com o Cuida-te@sad, a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra alarga ainda o serviço de transporte que vai permitir responder ao alargamento dos serviços prestados em domicílio.