A idade sempre foi fator de risco de doença. Mas a pandemia coloca os mais seniores numa situação tão frágil que a sua proteção acaba por ser sinónimo de solidão e isolamento.
Para combater a solidão e a perda de capacidades cognitivas dos seniores obrigados ao isolamento social, o Grupo Social Recreativo Cultural e Desportivo de Favaios lança um Programa de Estimulação Cognitiva para os Maiores de Favaios. O projeto mereceu a distinção do Prémio BPI “la Caixa” Seniores.
Em alguns casos é necessário prevenir, noutros é urgente intervir na degradação cognitiva, agravada pelo isolamento social.
O serviço de apoio domiciliário é obrigado a reinventar-se para garantir a segurança e o bem-estar dos seniores que estão em casa, parte deles sem qualquer retaguarda, outros ao cuidado de outra pessoa idosa.
A situação pandémica obriga a uma especial atenção para evitar o agravamento de depressões e a autoexclusão e garantir segurança e bem-estar.
O projecto premiado aplica um conjunto de estratégias e exercícios que vão trabalhar áreas essenciais da cognição. A dinamização fica a cargo da equipa que já acompanha os seniores. Com equipamentos informáticos portáteis vão desenvolver os exercícios com os seniores. Os mesmos equipamentos vão permitir que os utentes comuniquem com o exterior. Desta forma vão poder contactar os familiares, a maior parte deles residentes fora do concelho ou no estrangeiro, e permanecer em contacto com a comunidade.
Embora à distância e através de um ecrã, é fundamental manter vivos estes laços de afeto.
Além da prevenção e manutenção cognitiva, a equipa que visita o sénior desenvolve também os necessários exercícios físicos para manter a mobilidade dos seniores.
O projeto prevê ainda instalar dispositivos de teleassistência a um conjunto de situações identificadas, quando os seniores residem longe dos serviços de saúde e não têm familiares cuidadores.