Os serviços domiciliários integrados são a resposta para um envelhecimento autónomo, de qualidade e em comunidade, evitando retirar os seniores das suas casas. O contexto atual, com a necessidade de reagir aos desafios colocados pela pandemia, tornou este tipo de abordagem urgente.
Vida + ao Domicílio é um dos projetos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Seniores, promovido pela Associação de Socorros Mútuos – Mutualista Covilhanense.
A abordagem multidisciplinar nos domicílios dos seniores tornou-se uma resposta necessária, em especial no atual contexto pandémico.
O projeto inicia um serviço de maior proximidade, com uma avaliação multidisciplinar prévia que identifica as necessidades particulares de cada sénior. Depois de realizada a avaliação, a associação estabelece um plano de intervenção personalizado, com uma resposta mais eficaz nas
diversas áreas: assistência médica, enfermagem, fisioterapia, animação, acompanhamento psicossocial e farmacêutico. Tudo conjugado de forma a promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar de cada sénior no ambiente que lhe é natural, o projeto põe em prática diversos serviços:
O “Saúde ao Domicílio” foca-se nos cuidados de saúde integrados e continuados, promovendo a saúde a par da autonomia, dignidade e independência dos seniores.
A “Oficina de Atividades Itinerante” foca-se em atividades de animação como estímulo permanente da vida mental, física e afetiva.
Os serviços “Psicológicos ao Domicílio” ajudam o sénior a lidar melhor com problemas e desafios, a re-significar a sua experiência e a encontrar sentido para a vida.
O serviço “Farmácia de Proximidade” consiste na entrega gratuita de medicamentos em casa e aconselhamento farmacêutico, reforçando a proximidade.
O serviço “Tecnologia ao Domicílio” é feito em parceria com o Departamento Informático da Universidade da Beira Interior, para criar, testar e levar à residência dos seniores um Assistente de Casa Inteligente.
Esta é a componente tecnológica e inovadora do projeto, que constitui uma preciosa ajuda para monitorizar as condições ambientais e as condições de saúde dos seniores em casa.
Com um assistente de casa inteligente, a instituição pode receber em tempo real informações como a temperatura da casa, a percentagem de humidade ou a presença de gás. O assistente virtual monitoriza ainda dados essenciais para a avaliação do estado de saúde do sénior, como a temperatura corporal, a frequência cardíaca ou a pressão arterial.