Por mais modesta que seja, uma casa tem que ter condições de habitabilidade e conforto. A reabilitação de casas degradadas tem um impacto direto na qualidade de vida e na saúde dos seniores que vivem isolados e em condições de pobreza habitacional.
“Reabilitamos casas, Reconstruímos vidas”. Este é o lema da Associação Just a Change, promotora do projeto Camp In Sénior, um dos vencedores do Prémio BPI “la Caixa” Seniores.
O Just a Change tem um historial já bem conhecido de intervenções junto de famílias vulneráveis, afetadas pela pobreza habitacional.
Com este prémio, a associação vai reabilitar várias habitações de seniores residentes no concelho de Óbidos. As casas onde vivem não têm atualmente o conforto necessário à sua condição física, emocional e mental.
Com o projeto Camp In Sénior, um programa de verão intensivo de 12 dias, estudantes universitários mobilizam-se como voluntários na reconstrução de casas de seniores, acompanhados por técnicos de obra credenciados. Deitam mãos à obra para mudar vidas e levam conforto, dignidade, convívio e alegria a seniores fragilizados.
O Camp In Sénior começa por sinalizar os casos com os parceiros locais e, com os técnicos de obra, identifica as necessidades de cada habitação, elabora a lista de materiais, estimativa de custos e duração da obra.
O plano da intervenção é então desenhado, prevendo a contratação de agentes e fornecedores locais e a mobilização dos voluntários.
Depois acontecem duas semanas de trabalho intensivo dos voluntários, acompanhados por um voluntário experiente e um técnico de obra.
Tijolo a tijolo, telha a telha, constroem uma vida melhor para cada um destes seniores, que são chamados também a colaborar de acordo com as suas possibilidades.
Além de uma casa nova, os seniores ganham e guardam a alegria de duas semanas intensivas de convívio com jovens que estão ali exclusivamente por eles, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida.
Ao longo deste tempo, o Camp In Sénior desenvolve contactos com instituições sociais da zona, de modo a garantir que, no momento em que a casa fica pronta, o sénior passa a ser acompanhado de acordo com as suas necessidades particulares.