Formar, preparar para o trabalho e acompanhar a integração no contexto laboral. Assim se lança a semente para o emprego e para a autonomia de jovens e adultos com perturbação intelectual. Com uma ocupação produtiva, ocupam o lugar a que têm direito na sociedade.
Chama-se Sementeira de Emprego, este projeto em Oeiras que mereceu a distinção do Prémio BPI “la Caixa Capacitar”.
Com o prémio, a Associação BIPP – Semear vai poder alargar a atividade e semear mais futuro para pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento.
O programa SEMEAR começou em 2014 e faz formação técnico-prática no setor agroalimentar e acompanhamento individualizado à integração no mercado de trabalho.
Para isso desenvolveu dois negócios sociais. A Mercearia ocupa-se de excedentes em risco de desperdício alimentar e transforma-os em produtos gourmet e o SEMEAR na Terra faz produção hortícola biológica. A venda de produtos serve para sustentar o programa.
Agora é tempo de alargar a atividade e produzir em estufa, de modo a não parar no inverno e diversificar a formação prática.
A produção em estufa vai ter um impacto social, ambiental e económico-financeiro relevante. O projeto abre um novo contexto de aprendizagem para os formandos, com exploração de mais áreas de interesse e novas competências, por exemplo com a criação de viveiros, e com isso contribui para novas colocações no mercado de trabalho. Por outro lado, com uma sementeira própria e a diversificação de culturas biológicas, o projeto contribui para a recuperação dos solos e para o consumo sustentável. E não menos importante, a possibilidade de produzir continuamente em estufa, ultrapassando as dificuldades climatéricas, permite o crescimento da venda de cabazes hortícolas biológicos e, assim, criar e manter mais postos de trabalho.
Assim se cria uma sementeira sustentável de emprego para o futuro de jovens e adultos com deficiência intelectual e de desenvolvimento.